segunda-feira, 6 de maio de 2019

HOMENAGEM: FELIZ ANIVERSÁRIO AO JOVEM PROFESSOR MAURO ANDRÉ


Este canal vem parabenizar o Jovem Professor Mauro André, por seu aniversário e por ser uma pessoa que tem tentado ser e dar o seu melhor a cada dia, em tudo que faz.
Ontem dia 05 de Maio de 2019, este Jovem professor completou e comemorou seus 24 anos de vida, vida na qual enfrentou lutas e dificuldades, mas nunca desistiu e sempre lutou para conquistar e vencer na vida. 

Mauro é natural de Bom Jardim-Ma, viveu e cresceu no povoado Novo Caru, á aproximadamente 50km da sede, lá cursou os Ensinos Fundamental e Médio e fez o curso de Técnico em Operador de Caixa pelo OCP - (Oposição Cursos Profissionalizantes).
Ao 17 anos fez o curso Missiologia Pelo CEFONTA - (Centro de Formação Missiológica e Técnicas Associadas), e 6 meses depois foi consagrado Missionário pela Igreja Evangélica Assembleia de Deus, como missionário Mauro desenvolveu seu conhecimento bíblico, percorreu e contribuído para o crescimento da Igreja em todo o campo que ela abrange, ajudou a construir as congregações do Igarapé dos Índios, Vila Bandeirantes, São Pedro do Caru, Igarapé do Jardim, Assentamento dos Veadinhos e a sede em Novo Caru. Viajou para várias cidades ministrando o evangelho, onde pode desenvolver sua oratória. 
Aos 18 anos começou a estudar Teologia pelo ITP (Instituto Teológico Petra), onde fez Bacharelado em Teologia, no mesmo período começou a cursar Licenciatura em Educação Física pela Fiar ( Faculdades Integradas de Ariquemes). Como estudante de Teologia e Educação Física, Mauro começou a ministrar estudos em diversas Igrejas, e ao lado do Professor Evaldo Liarte desenvolveu um  Projeto Solidário ( Associação Esportiva e Cultural de Bom Jardim-Ma) que atua até hoje em Bom Jardim e vários povoados da zona rural, com Aulas de Reforço, Dança, Funcional, Hiit Zumba etc... Mauro sendo um dos fundadores do projeto, se tornou também professor voluntário, ministrou várias aulas e palestras, desenvolvendo assim a sua docência. 

Aos 20 anos, Mauro se mudou para Governador Newton Bello-Ma, onde foi contratado pela Prefeitura Municipal para ministrar aulas de Matemática, Educação Física, Filosofia e Sociologia para alunos de 6° a 9° Ano (Ensino Fundamental 2 ) no povoado Marajá, e ali realizou o 1° Seminário de Educação Física com o tema ( Saúde Para Todos), no ano seguinte Mauro foi lotado para o Povoado Barracão de Madeira, onde realizou os Seminários ( Matemática Fácil) e ( Um Combate ao Câncer de Mamã),  fez amigos, e morou por quase um ano na casa do Sr° João Chaves Filho ( Zuu) & Lucilene Silva Chaves. Mauro é grato e agradece a essa família maravilhosa  por o ter recebido em sua casa mesmo sem o conhecer e por terem sido tão generosos. 

Em 2018  fez o Seletivo do Estado, passou em primeiro lugar e foi trabalhar em Alto Alegre do Pindaré-Ma. Com um contrato de 40h, Mauro trabalhava 2 turnos com 11 turmas e mais de 480 alunos de 1° a 3° Ano Médio no Centro de Ensino Professora Marcelina Noia Alves. Ali participou e realizou alguns projetos, como; 
SIFHE (1° Seminário Integrador de Filosofia História e Educação Física) abordando o tema "A Evolução do ser humano através do conhecimento, corpo, alma e Mente" ao lado da Professora Elisângela Freitas; 
Realizou a 1° Jornada de aulas de Campo, as margens do Rio Pindaré, abordando o tema ( Práticas de Educação Ambiental e Preservação do Meio Ambiente), onde teve como convidado o Engenheiro Ambiental Tiago Viana, que falou sobre  "O cuidado com água; A Preservação do Meio Ambiente; As Grandes Queimadas e a Poluição do Ar; O processo de Fotossíntese; O Desmatamento das Margens do Rio e o Assoreamento do Rio".Depois de abordados os temas citados acima, o professor Mauro Andre e o Engenheiro Tiago Viana levaram os alunos a uma reflexão, sobre o que fazer para mudarmos nossa realidade, e todos chegaram a conclusão de que a melhor saída é PRESERVAR, é CUIDAR do planeta.
No dia 06 de Dezembro, Mauro Realizou o 1° SET ( 1° SIMPÓSIO EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA), no Teatro Municipal de Alto Alegre do Pindaré-Ma. O evento contou com palestras por parte dos alunos e abordagens de vários temas relacionados a Educação Física, Saúde Pública, Educação Ambiental e Química Orgânica. Depois das abordagens aconteceu uma competição de peças teatrais. 
Foi montado uma mesa avaliadora, composta pelos seguintes profissionais: 
▶️Prof° Esp. Pedro Junior;
▶️Prof° Esp. Railson Chaves, 
▶️ Prof° Esp. André de Oliveira; 
▶️Prof° Ms. Marcos Rique 
▶️Engenheiro Ambiental Tiago Viana.
Eles avaliaram as apresentações teatrais de acordo com o tema abordado por cada uma delas, dando uma nota variável entre Zero a Dez. No fim das apresentações foi feita a soma das notas de cada equipe e a turma de 2° Ano "B" Vespertino obteve a maior nota, se tornando a equipe campeã na competição, em contra parte a turma de 1° Ano "A" Vespertino com alguns integrantes da turma de 1° Ano "B" também vespertino ficou em 2° lugar. 
Ambas as turmas foram premiadas e homenageadas com medalhas.
Para finalizar o evento com "chave de ouro" aconteceu às seguintes palestras:
▶️Educação Ambiental e Cidadania (Engenheiro Ambiental Tiago Viana);
▶️Educação Transformadora (Prof° Ms. Marcos Rique);
▶️Um Combate as Drogas (Prof° Esp. André de Oliveira);
▶️Sexo e Gravidez na Adolescência (Enfermeira Mirian ).
O Evento também contou com o dueto Cibele e Emanuelle, Cantor Mario Oliveira, Grupo de Capoeira Balanço da Ginga e do Maestro Vaniel Silva (Sidi), Professor de Música do Município. 
Mas não para por aí!

Nos últimos 3 anos, o Jovem Professor Mauro Andre tem ministrado aulas aos finais de semana pelo Instituto Daniel de La Touche e  Centro Educacional Cezzano em Cursos Técnicos, Magistério e Licenciatura em Pedagogia. Como vocês podem ver, Mauro vem se destacando como profissional, é um jovem ativo que sempre fez e faz coisas inovadoras. Veja abaixo um breve resumo dos feitos deste Jovem Professor. 
✔Aulas Teóricas e Práticas na Associação Esportiva e Cultural de Bom Jardim-Ma; ✔ 1° Seminário de Educação Física da EMEB Augusto Marcolino da Silva localizada no povoado Marajá - Governador Newton Belo-Ma;
✔ 1° Seminário de Educação Física da EMEB Manoel José da Silva, localizada no povoado Baração de Madeira - Governador Newton Belo;
✔O 1° Encontro Estudantil das EMEB's Manuel José da Silva e Florence Rodrigues Réis, no Povoado Assentamento 16 de abril - Governador Newton Belo-Ma
✔ 1° SIFHE (Seminário Integrador de Filosofia História e Educação Física) no Centro de Ensino Professora Marcelina Noia Alves em Alto Alegre do Pindaré-Ma
✔ 1° Jornada de Aulas de Campo, as margens do Rio Pindaré, abordando o tema ( Práticas de Educação Ambiental e Preservação do Meio Ambiente) em Alto Alegre do Pindaré-Ma
✔ 1° SET (Simpósio Educação Transformadora) em Alto Alegre do Pindaré-Ma
 ✔ Uma jornada de palestras sobre (A Importância da Prática de Atividades Físicas; O Câncer de Mama; Sexo e gravidez na Adolescência;  A importância de se ter hábitos Saudáveis e, A Educação Física como combate ao uso de Drogas".
Com esse projeto,  ( Jornada de palestras ) Mauro percorreu vários povoados da zona rural de Governador Newton Belo-Ma, Bom Jardim-Ma e São João  do Caru-Ma.
Mauro afirma que é exencial e indispensável a realização de projetos, pelestras, simpósio e seminários em qualquer ambiente educacional, para que o aluno aprenda com a prática, faça e aprenda a fazer fazendo. Ele sempre traz com sigo a frase de Albert  Einstein.
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta a seu tamanho original."
Parabéns Jovem Professor Mauro Andre, por seus 24 anos e por ser quem você. FELIZ ANIVERSÁRIO.














Nenhum comentário:

Postar um comentário