sexta-feira, 13 de abril de 2018

Bom Jardim: Saiu no G1 da Globo, Moradores sofrem com atolamentos em estradas em situações de calamidades

As fortes chuvas que caíram na cidade deixaram estradas intrafegáveis. Idosos e crianças precisam descer de caminhões pau de arara para chegar em casa ou ir até o centro da cidade.

Estrada que dá acesso ao povoado Rosário está intrafegável, em Bom Jardim (Foto: Reprodução/TV Mirante)

As chuvas intensas em várias cidades do Maranhão têm dificultado o tráfego de veículos pelas estradas. No município de Bom Jardim, a 275 quilômetros de São Luís, a situação da maioria das rodovias é crítica e há comunidades onde é impossível chegar de carro.

A estrada que dá acesso ao povoado de Rosário está intrafegável. Os moradores dizem que, atualmente, passam quase um dia inteiro para percorrer um caminho de 20 quilômetros de Bom Jardim até o povoado para realizar consultas médicas, fazer compras, ou resolver problemas bancários. Antes, a viagem duraria até meia hora de carro ou moto.

“A gente fica doente de ver o carro dando solavanco, só faltando virar com a gente. Sofrimento muito grande”, contou a dona de casa Maria das dores.

No caminho, o caminhão pau-de-arara atola várias vezes e mulheres com crianças de colo e idosos precisam descer, enquanto os homens se esforçam para desatolar o caminhão.

“Puxar com a enxada, descer com as coisas, botar no carro... é assim. Nós só queremos o direito de ir e vir que não temos. Não temos estrada”, reclamou o pescador Josué Moraes.
Moradores de comunidades rurais de Bom Jardim precisam usar caminhões pau de arara para ir até zona urbana (Foto: Reprodução/TV Mirante)
Em um dos pontos, o buraco é tão grande que o motorista preferiu não arriscar e colocou a mercadoria e passageiros em outro caminhão. Depois de embarcar em outro transporte, os passageiros precisam seguir viagem por mais dois quilômetros até o povoado Santa Luz. De lá, ainda é necessário pegar uma lancha e passar mais duas horas para chegar em casa.

Idosos e crianças precisam descer do caminhão para conseguir passar por um trecho da estrada que dá acesso a zona rural de Bom Jardim (Foto: Reprodução/TV Mirante)
Em nota, a Prefeitura de Bom Jardim informou que, no ano passado, foi realizado um intenso trabalho emergencial em estradas da zona rural. Mais de 500 quilômetros foram recuperados em seis meses no período do verão. A Prefeitura de Bom jardim também disse que se prepara para fazer novos reparos nas estradas do município, assim que cessarem as chuvas.



Por G1 MA, São Luís
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário