quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Alto Alegre do Pindaré: C.E Prof. Marcelina Noia Alves realiza 1° Seminário Integrado de Filósofia, História e Educação Física


Aconteceu no dia 25/10/2018 no Centro de Ensino Professora Marcelina Noia Alves em Alto Alegre do Pindaré - Ma, O 1° Seminário Integrado de Filósofia História e Educação Física. 
Seminário esse que abordou o tema: A Evolução do ser humano através do conhecimento (Corpo, Alma e Mente). 
Orientado pelos professores Elisângela Oliveira e Mauro Andre. 

O evento teve como objetivo apresentar os principais filósofos do período antigo ao contemporâneo e sua contribuições para a construção do pensamento filosófico e científico. Falar sobre a valorização da vida através de hábitos saudáveis e a prática de atividades físicas, como fator primordial a saúde através de diversos tipos de exercícios físicos como Treinamento funcional, Musculação, Dança, Yoga etc. Numa pesperctiva de valorização do corpo, mente e alma.    

Durante o evento, foram realizadas muitas apresentações por alunos de diversas turmas como: 
✔Músicas e poesias; 
✔Palestras sobre os grandes fisolofos, historiadores e profissionais de educação física;
✔Paródias sobre Aristóteles;
✔Apresentações teatrais sobre o julgamento de Sócrates, a vida de Francisco Cavalcante e um monólogo (A Filosofia);
✔Literaturas de cordel sobre a Idade média, a filosofia em cordel, filósofos da antiguidade;
✔Desfile dos deuses e muito mais. 

Ups: Não posso deixar de lembrar da participação espercial do Teatro Nova Cena orientado pelo professor Francisco Cavalcante e da palestra motivacional do Engenheiro Ambiental Tiago Ags (Bossonaro).

O Seminário contou com a participação integral de todos os alunos do Centro de Ensino e de escolas convidadas. Destacamos a participação das alunas Suzanna Nayvan do 3° Ano "A" Vespertino que foi a Mestre de Serimonia do evento e da Rayane Sousa, Aluna do 3° Ano "B" Matutino, oradora que defendeu brilhante uma tese sobre a Criação do Universo apresentado o ponto de vista teológico/ filosófico.

Foi organizado uma mesa julgadora, mesa essa composta pelos seguintes profissionais:

➡Professor Flávio Oliveira, Secretário de Educação do Município; 
➡Professora Rosângela Gomes, Diretora do Centro de Ensino Professora Marcelina Nóia Alves; 
➡Professor Pedro Júnior, representante do grupo de professores da rede;
➡Professora Elisângela Oliveira, e fotografo Carlos Motel.

O evento foi extremamente brilhante e os organizadores agradecem a participação e contribuição dos seguintes profissionais:
Diretora Rosangela Gomes, por ser uma pessoa maravilha e por ter nos ajudados em tudo, com sua garra, forca de vontade e o desejo de ver acontecer e aos professores; Pedro Júnior, Railson chaves, Raimundo Nonato(João), Erisvaldo Brasil, Vankys Ferreira, Laurismar Nascimento, Irisvando da cruz, Maria de Fátima, Maria Laurizete, Liliane Veras, Lucélia Santos, Jordânia Rocha, Joseane da Silva.

O Jovem professor Mauro Andre destaca a importância científica e pedagógica de um seminário, ele diz "todo Simpósio/Seminários são inquestionáveis, A pesquisa ensina o aluno a raciocinar e a enfrentar novos desafios. Os seminários possibilitam o livre trânsito da pesquisa com o ensino e a extensão, pois a pesquisa atua na fronteira do conhecimento. Os seminários são a melhor maneira de despertar o aluno para a vida acadêmica. Salienta-se ainda que o aluno-pesquisador, ao preparar sua apresentação, está desenvolvendo uma série de habilidades que lhe serão úteis na vida profissional..." e deixa uma frase de Albert  Einstein.
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta a seu tamanho original."
























Um comentário: