terça-feira, 28 de novembro de 2017

Gov. Newton Bello: Secretaria Municipal de Educação Realiza a I Formação do PNAIC-2017/2018

I Formação do PNAIC foi promovido nesta segunda-feira(27) pela SEMED.
Aconteceu  na manhã desta segunda-feira(27)  na Igreja Batista a I Formação do PNAIC(Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa) -2017/2018 em Governador Newton Bello.
Na oportunidade estiveram presente, a Secretária Municipal de Educação Josélia Prazeres de Sena, vereador Presidente da Câmara Adonias do Puba, Secretário de Municipal de SaúdeEpitácio Carvalho, Secretário Municipal de Agricultura Levi, primeira Dama e Secretária de Assistência  Social Aldenice Pereira,equipe local do PNAIC,  Professores Alfabetizadores, entre outros.  
Foto Divulgação: Decom-PMGNB- Secretária de Educação Josélia Sena.
Na Abertura do evento a Secretária de Educação Josélia Sena  deu início ao evento dando as boas vindas aos Professores Alfabetizadores presentes e Destacou “A formação continuada é muito importante não só para o crescimento profissional como para o desenvolvimento da educação na rede municipal, nós apoiamos de forma direta estas ações.”
Foto Divulgação: Decom-PMGNB- Vereador Adonias do Puba.
O  presidente da câmara o vereador Adonias do Puba durante sua fala ressaltou “  Parabenizo todos os participantes da formação, inclusive à Equipe Local do PNAIC pessoas que são multiplicadores de conhecimento e de contribuições para o melhor desempenho dos professores em sala de aula e que consequentemente vem melhorar o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem o que reflete diretamente no IDEB de nosso município”  frisou o vereador.
Foto Divulgação: Decom-PMGNB- Secretário De Saúde Epitácio Carvalho
O Secretário de Saúde Epitácio Carvalho  também deixou seus destaques  e fez uma breve retrospectiva de sua trajetória na vida pública enquanto secretário neste município e frisou “ Me sinto muito feliz em ver pessoas compromissadas no exercício de suas funções e que estão dispostos a desenvolver um trabalho digno.” Pontuou Epitácio.
Foto Divulgação:Decom-PMGNB-Secretário de Agricultura Levi.
“Hoje me sinto muito feliz por ver uma mobilização educacional em busca de combater o analfabetismo pois em sua época (há 50 anos atrás) as coisas eram tão difíceis que poucos tinham a oportunidade de estudar e que hoje ele ver escolas em todas as comunidades e programas que qualifica os profissionais da educação para melhor atender seus alunos, isso deixa a gente muito contente por toda comunidade local” Finalizou o Secretário Municipal de Agricultura Levi.
Foto Divulgação: DECOM-PMGNB- 1ª Dama e Secretária de Assistência Social Aldenice Pereira.
A 1º Dama e Sec. de Ass. Social a Srª Aldenice Pereira durante sua palavras destacou “Parabenizo todos os participantes por estarem presente em um evento tão especial que é a formação do PNAIC, em busca de sua capacitação profissional. Ressaltamos  ainda que estar a frente de uma secretaria  é informatizar sua instituição e qualificar toda sua equipe pois uma equipe capacitada é sinônimo de desenvolvimento de trabalho com qualidade o que garante o crescimento de seu município. Parabenizo na oportunidade  a Secretária Josélia pela iniciativa de aderir ao programa visando à formação continuada de sua equipe.” Relatou Aldenice Pereira.
Foto Divulgação: Decom-PMGNB-Pastor Marcos.
Na Sequência do evento que contou com a participação do Pastor Marcos, aconteceu ainda a entrega dos kits de material do PNAIC aos Professores Alfabetizadores e o Pr. Marcos Morais deu uma palavra de incentivo aos presentes na formação.
Foto Divulgação: Professor Antonio José
Após as falas das autoridades presentes  foi dado início a formação onde o palestrante Antonio José, professor da rede municipal desde 2002 e Coordenador Local do PNAIC desde 2014 discorreu sobre a temática “O histórico do PNAIC ressaltando desde o seu lançamento até os dias atuais, onde podemos ver nitidamente os grandes avanços e conquistas na educação tanto na qualificação dos participantes como no desempenho das avaliações externas (ANA e IDEB).
Em Destaque o Professor Antonio José frisou ” O objetivo do PNAIC é garantir  os direitos de alfabetização plena de todas as crianças até o 3º ano do Ciclo de Alfabetização (Meta 5 do PNE, aprovado pela Lei de nº 13.005 de 25 de Junho de 2014.) Assim como uma breve reflexão dos resultados e contextualização da Alfabetização Nacional da Alfabetização- ANA a nível de Brasil, regiões e município, chamando a atenção para os níveis de proficiência nos eixos Leitura, Escrita e Matemática, e  também dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica-IDEB, destacando as metas projetadas e metas observadas a cada ano na rede municipal.”
“Na oportunida parabenizo  a todos que se fizeram presente e que se dispuseram a participar de mais uma etapa de formação continuada realizada pelo Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa-PNAIC.” Finalizou o Coordenador Local do PNAIC.
A tarde a programação continuou nas salas de aulas com a participação de cada Formador Local com as seguintes temáticas: Integração dos saberes no Ciclo de Alfabetização: diversidade, inclusão e currículo (cad. 10) e Caderno 0: “leitura e escrita na Educação Infantil”
Confira na integra a equipe do PNAIC-2017/2018
Coordenador Local: Antonio José Carvalho de Oliveira
Formadora Local da Educação Infantil: Vanessa Costa e Silva
Formadores Locais de 1º ao 3º Ano do Ensino Fundamental: Valderlene Gomes e Silva, Joquebede Felix Santos;Teodoro Gomes Bezerra.
Formador Local do PNME : Elson da Conceição da Silva;
Professores Alfabetizadores: 86 – PAs
Coordenadores Pedagógicos : 06 – CPs
Articuladores do PNME : 06 – Articuladores
Mediadores do PNME  11 – Mediadores
Confira as imagens do evento registrada pela DECOM-PMGNB.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário