quarta-feira, 26 de outubro de 2016

BOM JARDIM: EX-SECRETÁRIO DE SAÚDE ARLAN FERREIRA EMITE NOTA DE AGRADECIMENTO EM SUA DESPEDIDA.


O Ex- Secretário de Saúde de Bom Jardim MA, Enfermeiro Arlan Ferreira encerra a sua participação à frente da secretaria de saúde, apresentando um extenso relatório de ações e emite nota de  agradecimentos:

Quero agradecer a DEUS, a minha família que esteve ao meu lado em todos os momentos, aos meus companheiros de trabalho e a todos os funcionários da secretaria de saúde pelo período que estivemos a frente da SEMUS.

Foi um ano difícil, com limitações de toda espécie. Tenho a certeza que Fizemos tudo o que podemos para dar a nossa contribuição ao município. Desejo boa sorte aos novos gestores e agradeço a população de Bom Jardim pelo carinho.

RELATORIO DE AÇÕES DA SECRETARIA DE SAÚDE DE JANEIRO A SETEMBRO DE 2016:

Equipou, e entregou as comunidades duas novas unidades de saúde do povoado Antônio e Conselheiro e VILA VARIG em janeiro de 2016 (Gestao Arquimedes)

Realização do mutirão de Catarata e Glaucoma em janeiro com atendimento de mais de 250 pessoas e com detecção e tratamento de 47 casos das referidas doenças.

Entrega de EPIS e de fardamentos novos para Agentes de Endemias da sede do município no mês de fevereiro.

Realização de mutirão de vacinas para moradores de diversos povoados da região sul de Bom Jardim em fevereiro.

Ampliação do combate a ZICA, DENGUE E CHIKUNGUNYA e  ampliação do número de visitas domiciliares em todo o município durante os meses de janeiro a maio de 2016 com objetivo de reduzir a incidência das doenças aqui relacionadas.

Ampliação dos serviços do programa Saúde na Escola (PSE) com diversas capacitações com alunos, com o objetivo de mobilizar os jovens para atuara na prevenção de doenças e no combate ao mosquito Aedes Aegipt, desde o inicio do ano letivo nas escolas publicas do município e de toda zona rural.

Em fevereiro ocorreu ainda a Entrega de EPIS e fardamentos novos para os Agentes de Endemias da região sul do município de Bom Jardim, o evento aconteceu na escola da Varig e foi fundamental para melhor desempenho dos agentes de Endemias no combate ao Aedes naquela região.

Em fevereiro ocorreu também uma Mobilização da comunidade do bairro  Vila São Bernardo com apoio do Projeto Bom Samaritano, da igreja evangélica Assembleia de Deus e dos alunos da escola municipal daquele bairro para incentivar o correto acondicionamento e destino do lixo domiciliar, para ajudar na diminuição do número de casos de doenças causadas pelo Aedes naquele bairro que em anos anteriores sempre apresentava excessivo número de pessoas doentes com Dengue.

Em fevereiro também foi realizado um Mutirão de atendimentos de saúde em parceria com a assistência social no povoado aeroporto, com atualização de vacinas e consultas médicas, enfermagem, distribuição de medicamentos, cortes de cabelo, atualização do cartão bolsa família, verificação de PA e Glicemia, busca ativa de casos de HAS e DM e principalmente levando dignidade a uma comunidade que todos os anos no período chuvoso fica em isolamento devido a precariedade da única estrada de acesso.

Em março, Reformulação do corpo médico do hospital municipal com a contratação de novos médicos cirurgiões e a substituição de profissionais plantonistas que só atuavam na parte clinica.

Em março, Realização de um mutirão de atendimentos no povoado Rio Ubim com a parceria da assistência social, oferecendo diversos serviços como atualização de vacinas e consultas Médicas, Enfermagem, distribuição de medicamentos, cortes de cabelo, atualização do cartão bolsa família, verificação de PA e Glicemia, busca ativa de casos de HAS e DM.

Em março, Intensificação do combate ao Aedes, com a utilização de veículos fumaçê em todas as ruas da cidade de Bom Jardim com o objetivo de reduzir a população de mosquitos vivos circulantes em nosso meio e posteriormente a redução do número de casos de doenças provocadas por esse vetor.

A partir de Abril, intensificação de diversos mutirões de atendimentos na região Sul de Bom Jardim em povoados como Rio azul, Brejo Social, Cristalândia, Miril, rio dos bois, Vila nova, terra livre, vila união, Vila Jacutinga, Pimenta, Pausada, Rio verde, KM 42, Rio Ubim, km 60, Bela Vista entre outros, que passaram a receber visitas semanais de profissional medico e enfermeiro e ainda melhoramos os serviços nos polos de saúde com a presença de profissionais em regime de plantão como nos casos da Vila Varig e do povoado Antônio Conselheiro.

Em abril, também foi realizado um Mutirão de atendimentos de saúde em parceria com a assistência social no povoado barraca lavada, com atualização de vacinas e consultas médicas, enfermagem, distribuição de medicamentos, cortes de cabelo, atualização do cartão bolsa família, verificação de PA e Glicemia, busca ativa de casos de HAS.

Em abril, Inicio das obras de construção da UBS alto dos praxedes , no bairro Vila São Bernardo, Essa unidade ajudará a desafogar os atendimentos no hospital municipal e no centro de saúde proporcionando ainda aos moradores que tenham atendimentos de saúde próximo do local onde moram.

Em maio, retomada das obras de construção da UBS vila Pedrosa, na junção dos bairros vila pedrosa com vila esperança, Essa unidade também ajudará a desafogar os atendimentos no hospital municipal e no centro de saúde proporcionando ainda aos moradores que tenham atendimentos de saúde próximo do local onde moram.

Em maio, inicio da capacitação para 7 indígenas atuarem como Agentes de Saúde Pública nas aldeias, e ainda início do curso de primeiros socorros e de atualização para os novos agentes nas fichas de acompanhamento do ESUS.

Em maio Realização de mais um mutirão de Catarata e Glaucoma com atendimento de mais de 300 pessoas e com encaminhamento para realização de cirurgia de catarata de vários pacientes em São Luis.

Em maio, inauguração da reforma, ampliação e entrega dos novos equipamentos da UBS Vila Bandeirantes entre eles um novo consultório odontológico completo, e mais ampliação dos serviços oferecidos na UBS de segunda a sexta.

Em maio, implantação da coordenação de urgência e emergência da região da Varig, com a contratação de mais uma profissional de nivél superior para incrementar os serviços já oferecidos na região sul de Bom Jardim.

Em maio, treinamento com atualização das fichas do ESUS, dos Agentes comunitários de Saúde da região da Varig.

Em maio realizamos um mutirão de coleta de sangue em Bom jardim, foi uma realização do HEMOMAR em parceria com o CAPS local. A ação foi de suma importância para ajudar a salvar vidas de pacientes de Bom Jardim e de toda a região.

Em maio, Inicio das obras de construção da UBS vila esperança, no bairro Mutirão, com mais essa
Essa unidade a descentralização dos serviços contribuirá para  desafogar os atendimentos no hospital municipal e no centro de saúde proporcionando ainda aos moradores que tenham atendimentos de saúde próximo do local onde moram.

Em maio, aquisição de equipamentos para instalação de uma academia ao ár livre em praça pública no município de Bom jardim. Essa ação proporcionará melhor condição de vida as pessoas de todas as idades que fazem exercícios físicos.

Em junho inicio das obras de construção de uma UBS na aldeia areião para atendimento da população indígena de 7 aldeias guajajaras que vivem as margens do Rio Pindaré.

em junho acompanhamento do estado  de saúde de taxistas e mototaxistas de Bom Jardim com elaboração de carteira de saúde para esses profissionais apresentando o tipo sanguíneo e fator RH e mais possíveis doenças que possuam e ou alergias a medicamentos. Essa ação é de suma importância para detecção precoce de doenças crônicas e para que possam estar devidamente identificados em casos de acidentes de transito.

Em junho, inauguração de uma nova casa de apoio em São Luis, proporcionando mais conforto e comodidade aos pacientes que precisam de tratamento médico fora do domicílio.
Em junho, inicio de reforma no hospital municipal, visando implantação de uma sala de repouso para a categoria dos técnicos de Enfermagem plantonistas.

Em junho, termino das obras de ampliação das UBS Santa Luz e Tirirical.

Em junho, também foi realizado um Mutirão de atendimentos de saúde em parceria com a assistência social no povoado sem terra, com atualização de vacinas e consultas médicas, enfermagem, distribuição de medicamentos, cortes de cabelo, atualização do cartão bolsa família, verificação de PA e Glicemia, busca ativa de casos de HAS.

Em Junho, elaboração de um projeto de lei, visando melhoria salarial da categoria da Enfermagem (Enfermeiros e Técnicos). O projeto foi aprovado na Câmara e deverá entrar em vigor 39 dias após a publicação.

Em julho Realização de um mutirão de atendimentos no povoado tirirical com palestra noturna sobre prevenção a acidentes e realização de um campeonato juvenil de futebol no povoado com vistas a aproximar a juventude de práticas saudáveis e preventivas como cultura de paz e prevenção a doenças sexualmente transmissíveis.

Em julho, Realização de um mutirão de atualização de vacinas no povoado novo Carú e apresentação de mais um Enfermeiro para compor a equipe de saúde daquele povoado que a partir de então passou a contar com atendimentos de profissional de nível superior todos os dias da semana.

Em julho realização de um  mutirão de atendimentos nos povoados sapucaia e barra do galego e escada do carú, oferecendo diversos serviços como atualização de vacinas e consultas Médicas, Enfermagem, distribuição de medicamentos, cortes de cabelo, atualização do cartão bolsa família, verificação de PA e Glicemia, busca ativa de casos de HAS e DM.

Em julho, reforma nas instalações do centro de saúde Raimundo Marçal, visando oferecer mais conforto aos pacientes e trabalhadores da saúde.

Em agosto instalação de um consultório odontológico oriundo de doação na UBS Antonio Conselheiro.

Em setembro, realização de uma campanha de atualização de vacinas com a participação de vários pontos de atendimento na sede do município.

               Arlan Ferreira
                  Enfermeiro






4 comentários:

  1. Esse Alan quer ser estrela viu, não fez nada por Bom Jardim!

    ResponderExcluir
  2. Um grande homem de DEUS valoriza ou trabalho de cada um outra coisa ele não era prefeito tem minha admiração irmão Arlan Deus ama um coração a quebrantado avore que dar fruto e muito apedrejado sabe de suas qualidades👏👏👏

    ResponderExcluir
  3. Um grande homem de DEUS valoriza ou trabalho de cada um outra coisa ele não era prefeito tem minha admiração irmão Arlan Deus ama um coração a quebrantado avore que dar fruto e muito apedrejado sabe de suas qualidades👏👏👏

    ResponderExcluir
  4. Esqueceu de pagar as contas que fez em alguns locais!

    ResponderExcluir