quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Gov. Newton Bello: Governo do Estado e SEMUS realizam formatura dos Agentes Comunitários de Saúde



Foi realizado nesta última segunda-feira (18) de Dezembro a Formação Técnica dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Gov. Newton Bello - MA com uma bonita festa de formatura.

A formação dos ACS é iniciativa do Governador Flavio Dino que promoveu a parceria entre Governo do Estado através do Programa Mais IDH e Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde na qual deu todo apoio ao curso.


O evento foi realizado as 19 horas no auditório da Igreja Batista e contou com a presença da coordenadora da Instituição e do curso Cordelha, e Xarlane Apoiadora e Assistente, Também da Professora e Enfermeira Dayane e de varias autoridades locais, entre elas o prefeito Roberto do Posto, Secretário de Saúde Epitácio Carvalho, Vereadores: Carlos Sucesso, Sales, Eliene e Marcelo, Drª Joisane Elisa Coordenadora do Programa Mais IDH municipal, Secretaria Adjunta de Saúde Karoline e Josélia Sena Sec. de Educação. Todos fizeram o uso das palavras para parabenizar aos formandos e frisaram que agora estão mais qualificados com isso "A saúde de Gov. Newton Bello ganha mais um avanço". 


Capacitação

No início do mês de Janeiro, como aprimoramento técnico aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), foi aberto o ‘Curso Técnico Agente Comunitário de Saúde’, oferecido pelo Governo do Estado, através da Escola Técnica do SUS – ETSUS, para os ACS dos 30 municípios com menor IDH entre eles o município de Governador Newton Bello-MA. 


O curso é e foi dividido em três módulos com carga horária de 1.200 horas, e consiste em uma antiga reivindicação dos profissionais para complementar o curso técnico para ACS, que iniciou em 2009, porém, havia sido realizado somente a primeira etapa. 

As aulas foram ministradas pela Enfermeira Dayane.

Esse foi um compromisso do governador Flavio Dino em capacitar a categoria”, explicou a Coordenadora da ETSUS, Cordelha e Xarlanne que também parabenizaram todos os formandos. Segundo elas, apenas os estados dos Tocantins (TO) e Ceará (CE) conseguiram concluir o curso. “Essa é uma importante estratégia que está sendo implantada em São Luís e no interior do estado do Maranhão para estabelecer mudança nos processos de trabalho e melhoria dos serviços de saúde”.

Confira Imagens do Evento de Formatura:
  

















































 
























Nenhum comentário:

Postar um comentário