domingo, 15 de março de 2015

Brasileiros protestam contra Dilma em todos os estados, DF e exterior


Atos são pacíficos e foram organizados por redes sociais. Protestos criticam a corrupção e pedem a saída da presidente. 

 Manifestações contra a corrupção e contra o governo de Dilma Rousseff (PT) ocorrem em cidades de todos os estados do país neste domingo (15) e também no exterior. As mobilizações foram organizadas pelas redes sociais nas últimas semanas.

 No geral, os atos foram pacíficos. Em Brasília, houve um princípio de confronto quando o protesto já havia acabado. Em São Paulo, onde aconteceu a maior manifestação do país, com 1 milhão de pessoas, segundo a PM.

Grande parte dos manifestantes pedia o impeachment da presidente Dilma e protestava contra a corrupção. Algumas manifestações isoladas defendiam a intervenção militar no Brasil, o que contraria a Constituição. No Brasil todo chega a 1,5 milhão o número de manifestantes.

 Veja como foi em alguns estados:

ACRE

Capital
PARTICIPANTES: 5 mil, segundo a organização e a PM.
COMO FOI: Manifestantes começaram a se reunir às 15h (horário local), em frente ao Palácio Rio Branco,  no Centro da cidade. O ato seguiu para a frente da prefeitura, também no Centro.
Os manifestantes seguiam a pauta nacional de pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Também houve protesto em Cruzeiro do Sul, a 684 km da capital acreana.

 ALAGOAS


Capital
PARTICIPANTES: 10 mil, segundo a PM e organizadores.
COMO FOI: Manifestantes ocuparam a orla de Maceió com faixas e cartazes defendendo mudanças políticas no país. Após concentração na Praça Vera Arruda, no Stella Maris, o protesto seguiu com trio elétrico, apitos e uma bandeira de 30 metros escrito "Fora Dilma" em direção ao Alagoinhas, na orla da Ponta Verde.
Os manifestantes defendiam o impeachment da presidente e disseram ser contra a intervenção militar. Integrantes do Movimento Brasil Livre colheram assinaturas dos manifestantes em um documento que pede a saída da presidente Dilma


DISTRITO FEDERAL


PARTICIPANTES: 45 mil, segundo a PM; 80 mil, segundo organizadores.
COMO ESTÁ: A concentração começou por volta das 9h na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A polícia acompanhou a movimentação. Houve um princípio de confronto no início da noite, após o fim do protesto.
Grupos realizaram buzinaços e panelaços e se reuniram também no estacionamento do Estádio Mané Garrincha, no Museu Nacional e na Rodoviária do Plano Piloto. A PM reforçou a segurança em prédios públicos.

MARANHÃO


 Capital

PARTICIPANTES: 3 mil, segundo a PM; 5 mil, segundo a organização.
COMO FOI: O protesto ocorreu pela manhã na Avenida Litorânea. Os manifestantes pediam o impeachment da presidente Dilma Rousseff e o fim da corrupção. A manifestação foi convocada pelos movimentos sociais Brasil Livre, os Caras Pintadas e o Acorda Maranhão.
 
Interior
Houve protestos em Imperatriz, a segunda maior cidade do estado, e Balsas, no interior maranhense.
 
  SÃO PAULO



Capital
PARTICIPANTES: 1 milhão, segundo a PM e a organização.
COMO ESTÁ: Os manifestantes se concentraram na Avenida Paulista, em frente ao Masp, no sentido Consolação. Em pouco tempo, grande parte da avenida estava tomada, e o trânsito ficou interditado nos dois sentidos. Algumas estações de metrô tiveram que ser fechadas por medida de segurança. 
Os participantes levavam cartazes com “Fora, Dilma” e cantaram o Hino Nacional. A polícia acompanhou o grupo. Houve detenções.

Uma jovem foi detida após tirar a roupa em cima de um caminhão. Um grupo com camisas onde se lia "Carecas do Subúrbio" foi detido e escoltado pela PM para um local seguro após uma ameaça de linchamento. A polícia afirmou que o grupo tinha material explosivo dentro de mochilas. 

Por volta das 18h começou a dispersão dos manifestantes da Avenida Paulista.

Um protesto de 30 caminhoneiros ocorreu na Ponte Estaiada, na Zona Sul da capital.

Região metropolitana
Segundo a PM, perto de 14h, mil pessoas protestavam na Praça Getúlio Vargas, em Guarulhos; 300 pessoas, em São Caetano do Sul; 10 mil, em Santo André, e 40, em Osasco.
Interior
Pela manhã, começaram atos em diversas cidades do interior paulista, entre elas, Mogi das Cruzes, São José do Rio Preto, Araçatuba, Judiaí, Itu, Bauru e Marília.
Litoral
Por volta das 13h50, quatro focos de protestos eram registrados em Santos. Segundo os organizadores da ação, os quatro grupos devem se unir, nas próximas horas, para uma grande manifestação na Praça da Independência.


MINAS GERAIS
 

Capital
PARTICIPANTES: 25 mil, segundo a PM e os organizadores.
COMO ESTÁ: A manifestação na capital mineira foi pacífica e se concentrou na Praça da Liberdade no início da tarde deste domingo. Os manifestantes seguiram para a Praça Savassi. 
Durante o protesto, os manifestantes pediram o impeachment da presidente Dilma Rousseff e simularam o “enterro do PT” com um caixão em luto. Um cartaz com o número “171” fazia referência ao crime de estelionato. Alguns manifestantes usavam nariz de palhaço e pintaram os rostos de verde e amarelo. Não houve registro de tumulto, segundo a PM. O movimento Vem pra Rua, organizador do protesto, afirma que é contra qualquer tipo de golpe ou intervenção militar.


PARANÁ




Capital
PARTICIPANTES: 80 mil, segundo a PM; 100 mil, segundo a organização.
COMO FOI: Os manifestantes se reuniram na Praça Santos Andrade, no Centro de Curitiba, perto das 14h.
A passeata seguiu pela Rua Marechal Deodoro até a Boca Maldita, também no Centro, onde o ato foi encerrado às 17h. Os manifestantes pediam o impeachment da presidente Dilma Rousseff e o fim da corrupção na política. Após a dispersão, um grupo seguiu para a sede do governo, onde protestou também contra o governador Beto Richa (PSDB).
Outras cidades
Também houve protestos em outras regiões do Paraná. Durante o domingo, aconteceram atos em Londrina, Maringá, Cascavel, Guarapuava, Castro, Arapongas, Foz do Iguaçu, Paranavaí, Ponta Grossa e Umuarama.
 
RIO GRANDE DO SUL
Manifestação Parcão Porto Alegre pró impeachment (Foto: Caetanno Freitas/G1)
Manifestação Parcão Porto Alegre
pró-impeachment (Foto: Caetanno Freitas/G1) Anti-Dilma
PARTICIPANTES: 100 mil, segundo a PM e organizadores.
COMO FOI: O protesto pedindo o impeachment da presidente começou no Parcão, em Porto Alegre. Os manifestantes seguiram em caminhada pela cidade e encerraram o ato no mesmo parque, no fim da tarde.
Segundo a Brigada Militar, o ato foi pacífico e não houve registro de tumultos. A maioria dos cartazes e faixas pedia a saída da presidente Dilma Rousseff e o fim da corrupção, mas também havia manifestações pedindo a intervenção militar no país.

 EXTERIOR

Manifestantes protestam contra o governo na Union Square, em Nova York, neste domingo (15) (Foto: Alan Severiano/TV Globo)
COMO FOI: Brasileiros também fizeram manifestações contra o governo federal e a corrupção em cidades ao redor do mundo.
Houve registro de protestos em Buenos Aires (Argentina), Nova York e Miami (Estados Unidos), Londres (Inglaterra), Sidney (Austrália) e Lisboa (Portugal).
 









Do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário