segunda-feira, 16 de maio de 2016

ELEIÇÕES 2016: Prazo para requerer inclusão em lista especial de filiados encerra em junho

Eleitores têm até o próximo dia dois de junho para requerer a inclusão. Dia 28 de junho é a última data para apresentação de resposta por filiados.

 

Os eleitores que não constam nas listas oficiais de filiados de partidos políticos devem requerer aos juízes eleitorais de suas zonas, até o próximo dia dois de junho, suas inclusões em listas especiais apresentando a ficha partidária em que consta que houve pedido de filiação até o dia 14 de abril.


Para saber se o eleitor está nesta condição basta acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O pedido de inclusão deve ser feito individualmente por cada eleitor que se sinta prejudicado por não constar na lista oficial, embora tenha se filiado no prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral.


A orientação é da Seção de Processos Específicos da Corregedoria Regional Eleitoral do Maranhão, que também informa aos partidos políticos e aos demais interessados o cronograma de entrega da lista de filiados para o mês de junho de 2016 em cumprimento ao disposto no artigo 19 da Lei 9.096/95.


De acordo com o cronograma, os partidos têm também até dois de junho para cumprir a decisão do juiz eleitoral que é determinar inclusão de nome de eleitor na lista especial de filiados via sistema Filiaweb e submeter as relações de filiados via internet. Já o período de quatro a oito de junho é para identificação das filiações coincidentes, geração das notificações para partidos políticos, via Filiaweb, e filiados envolvidos em coincidências.


Para o dia nove de junho está programada a divulgação das coincidências de filiação, publicação, na internet, das relações oficiais de filiados e início da contagem do prazo para resposta nos processos de duplicidade de filiação.


O próximo dia 28 de junho é o último para apresentação de resposta por filiados e partidos envolvidos.






DO G1 MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário