segunda-feira, 19 de junho de 2017

Gov. Newton Bello: Câmara Municipal realiza Audiência para resolver o problema com pulverização de agrotóxicos feitas por aeronave nas Fazendas do senhor Antônio dos Pneus que estar prejudicando a agricultura familiar

Câmara municipal realiza sessão com audiência publica entre fazendeiro e agricultores
Em sessão realizada na ultima sexta-feira dia (16) de junho, a Câmara Municipal de vereadores de Gov. Newton Bello, a pedido de moradores e agricultores, realizou Audiência Pública para se tratar de suspeita de mal uso de pulverização de agrotóxicos com aeronaves na propriedade de Fazendeiro da cidade que há anos vem prejudicando, afetando e destruindo as plantações dos pequenos agricultores de povoados próximos as áreas das fazendas onde há sempre essa pratica de pulverização. 

Na ocasião estiveram presentes todos os (09) parlamentares que ocupam a augusta casa, sendo eles: O presidente da Câmara Vereador Adonias, o vice-presidente Ver. Valdinar Rodrigues, Ver. Marcelo, Ver. Carlos Sucesso, Ver. Sales, Ver. Rosinha, Ver. Aurino, Ver. Eliene e Ver. Pererê. Também estava presente o Prefeito Roberto do Posto que fez questão de participar, o secretário de Meio Ambiente, Kall, e o Secretario de Agricultura Leví Gomes, Sec. Adjunta de Assit. Social, Drª Joisane, Além dos agricultores denunciantes e dos fazendeiros Antônio dos Pneus e Felipe dos Pneus, Advogado Marco Túlio e técnicos da empresa de pulverização com aeronaves. 

O fato é que a má utilização dessa prática usada pelo Fazendeiro e grande empresário da cidade e região Antônio dos Pneus há anos vem sendo denunciada por estar prejudicando e destruindo as plantações dos agricultores carentes que moram nas proximidades de suas fazendas, que por vários anos recorrem à câmara municipal que é a casa do povo para reivindicar e pedir para que os parlamentares tomem uma atitude em nomes dos mesmos para que possa impedir ou sanar esse problema que estão lhes causando transtornos e prejuízos enormes. 

Aproveitando a oportunidade os agricultores lotaram as dependências da câmara municipal para cobrar e pedir o fim desse pesadelo, onde cara a cara com os fazendeiros relataram todos seus prejuízos e pediram um basta. 

O senhor Fogoió do povoado Assentamento Santa Luzia relatou que naquela localidade praticamente 100% das lavouras dos agricultores familiar foram afetadas pelo veneno, causando assim total prejuízo para as famílias daquele povoado que dependem de suas produções para ter o seu pão de cada dia, em seguida o mesmo ainda disse que o povo agora estar apavorado pois não sabem mais o que fazer para ter seus sustentos, estão na incerteza se ainda irão poder plantar e poder colher pois se esse ato de pulverização de veneno for realizado novamente todos os anos, suas plantações automaticamente serão destruídas de novo, sem contar nos problemas de saúdes da população que inalam esse veneno, na devastação da beiras dos igarapés, na contaminação da água dos açudes e igarapés onde pescam para comerem. 

O jovem Ataíde do Bairro Casula disse que os moradores do bairro também sofreram o efeito do veneno, onde algumas plantações foram destruídas, e os moradores passaram mal com inalação do agrotóxico. Moradores do povoado Lata também relataram os prejuízos de suas lavouras entre outros. 


O secretario de agricultura Leví Gomes disse que visitou as famílias e as plantações da população do povoado Santa Luzia e falou que não tem como negar pois foram realmente afetadas e que até os pés de caju estão se acabando, e ainda relatou que o fazendeiro mandou colocar um contra veneno nas plantações mas que isso não deu resultado porque já era tarde. 

O Fazendeiro Antônio dos Pneus e seu filho Felipe Carvalho, Também conhecido como Felipe dos Pneus que se faziam presente na audiência, estavam acompanhados dos técnicos responsáveis pela empresa de pulverização destes agrotóxicos em suas propriedades, onde se disporão a debater e explicar todo o processo. No uso da palavra o Fazendeiro Felipe dos Pneus explicou através de um slide todo o processo da aplicação do veneno nas suas terras e relatou também a Lei que permite esse ato. 

Em seguida os técnicos da empresa de pulverização e dos produtos relataram que todos os procedimentos foram realizados dentro da Lei, dentro dos padrões de estudos das áreas onde a aeronave iria colocar o produto e que a muito tempo a empresa são referência no ramo de aplicação de agrotóxico no Nordeste, o mesmo disse que nas fazendas do senhor Antônio dos Pneus tudo foi realizado com estudos e dentro nas normas com muita precaução para evitar quaisquer tipos de problemas.

O prefeito Roberto do Posto foi a tribuna dar apoio aos agricultores carentes do município, e de maneira amigável pediu ao senhor Antônio dos Pneus que entre em acordo com essas pessoas que estão sendo prejudicados através da utilização dessa pulverização que toda vez causa prejuízo para o povo e que discutam um meio para resolver esse problema de maneira que ninguém seja prejudicado principalmente os agricultores familiar que dependem de suas plantações para sustentar suas famílias e sobreviverem. 



Todos os vereadores também usaram as palavras na tribuna. 


Os parlamentares argumentaram que esta situação estar cada vez mais crítica na cidade, que todo ano esses agricultores sofridos e carentes recorrem a câmara para lhes ajudarem e que a Câmara resolveu realizar essa audiência publica para que se ponha um ponto final nesse pesadelo vivido pelos agricultores newtonbelenses que estão transtornados com essa pulverização de agrotóxicos com utilização de aeronaves nas fazendas do senhor Antonio dos Pneus. Os vereadores pediram o fim dessa prática porque não é de hoje que a população vem sofrendo e tendo suas lavouras destruídas, todo ano isso se repete, e que é muito fácil para um fazendeiro colocar veneno e destruir as plantações dos pequenos agricultores e depois lhes darem um pouco de dinheiro como um cala boca e depois no ano seguinte fazer tudo de novo como os próprios agricultores falaram, o certo é evitar para não acontecer novamente isso nunca mais. 

Vários vereadores como o Presidente da câmara vereador Adonias, Sales, Aurino, Marcelo, Valdinar e Pererê estiveram no decorrer dessas denuncias presentes nos povoados visitando as plantações onde poderam ver com os próprios olhos a veracidade dos fatos, aproveitaram a audiência e mostraram um Slide com várias fotos de plantações destruídas possivelmente pelo veneno, e relataram ainda que os moradores disseram que quando os proprietários da fazenda viram que eles erraram e prejudicaram o povo, mandaram aplicar um contra veneno nas plantas mas que não adiantou mais, porque as mesmas se ainda viverem, não irão mais produzir nem 50% do irão produzir antes da aplicação do veneno causando assim o mesmo prejuízo. 

Após o pronunciamento de todas as partes houve um debate entre os agricultores, fazendeiros, técnicos de produtos agrotóxicos e de pulverização, onde os fazendeiros disseram que é muito melhor aplicar com aeronaves haja visto que com tratores além de não alcançar toda área da fazenda pretendida se gastava mais horas trabalhadas e mais recursos como mãos de obras, agrotóxico e materiais de trabalhos e que fez tudo dentro da Lei, se houve erro foi da empresa responsável pela pulverização pois os mesmos pagaram pelo serviço ser realizado de maneira correta para não afetar e não fazer mal a ninguém. Os Engenheiros agrônomos técnicos da empresa de aplicação de pulverização de agrotóxicos concluíram que irão fazer um levantamento para acompanhar todas as plantações prejudicadas e fazer um estudo se for comprovada que o produto utilizado na pulverização da fazenda do Antonio dos Pneus foi o causador destes danos, todos irão ser indenizados para não deixar ninguém sair no prejuízo. 

Os vereadores ainda ressaltaram que estão disponíveis para defender o povo newtonbelense, se o povo estão indo cobrar e pedir apoio eles não estão de brincadeira, e a câmara irá cobrar e pedir uma solução para os problemas do seu povo quantas vezes for possível doa a quem doer pois todos os parlamentares tem o compromisso com sua cidade e com a população e de maneira nenhuma irão aceitar o povo ser prejudicado e humilhado seja por quem for. 

Sem mas nada a ser pautado os vereadores agradeceram a presença dos Fazendeiros Antônio dos Pneus e Felipe dos Pneus e dos Técnicos de pulverização que se disporam a se fazer presença para esclarecer, debater e procurar uma maneira cabível de resolver esse problema de acordo com ambas as partes. Agradeceram também ao prefeito Roberto do Posto, aos agricultores e toda a população presente. E o presidente declarou o fim da sessão.

 Confira as imagens: 







Vereador Pererê

Engenheiro agrônomo  e técnico da empresa de agrotóxico e pulverização com sua equipe

Fazendeiro Antônio dos Pneus



Advogado Marco Tulio

Empresario e Fazendeiro Antônio dos Pneus


Fazendeiro Felipe dos Pneus



Prefeito Roberto do Posto


Confira abaixo imagens enviadas ao blog por agricultores que foram afetados pelo veneno:

























Nenhum comentário:

Postar um comentário