quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Prefeitura Municipal de Bom Jardim com Departamento Municipal de Trânsito Realizam 1º Audiência Pública de Trânsito

Aconteceu na manhã desta quarta feira (02), a 1° Audiência Pública de Trânsito do município de Bom Jardim - MA. 


Prefeita Malrinete na Audiência pública municipal de trânsito com guardas e agentes municipais de trânsito

A I Audiência Pública Municipal de Trânsito é uma parceria e organização entre Prefeitura municipal, departamento municipal de trânsito e guardas municipal. O tema é " Seja paciente no transito, para não ser paciente no hospital".

Promotor Fábio fazendo o uso das palavras na audiência pública
A ocasião aconteceu no auditório na prefeitura municipal na qual contou com a ilustre presença e participação da Excelentíssima Prefeita Malrinete gralhada, Promotor do município Dr. Fábio, Capitã Daniele, Chefe do Departamento de trânsito municipal Raimundinho, Sec. de Administração Dr. Marcus Salgado, Dr. Raimundo Fortaleza Filho, Guardas de Trânsito, Vereadores: Arão Silva, Manim, Markony, Sônia Brandão e Robert Meireles. A população também se fizeram presente na audiência pois o assunto é de grande importância para todos os bomjardinenses.

Haja visto que Bom jardim estava nos últimos meses sofrendo bastante com inúmeros casos e registros de acidentes de trânsito, na qual muitos deles levaram pessoas a óbito,  houve a iniciativa do poder publico municipal em tomar providências e discutir esse assunto com a população através desta Audiência Publica para conscientizar a todos que existem muitas coisas erradas e que isso tem que ser corrigido urgentemente, para que muitas famílias bomjardinense não venha a sofrer e lamentar devido acidentes com seus parentes e amigos no trânsito da cidade.

No evento foi descuido e debatido soluções para o melhoramento do transito de Bom Jardim que se encontra numa situação trágica. Aconteceu também palestras e advertências sobre o mesmo entre os responsáveis  e representantes pelo orgão.


Prefeita Malrinete
A prefeita Malrinete destacou que a conscientização sobre o transito é muito importante para que seja evitado muitas tragédias no município e que infelizmente a imprudência nas ruas e avenidas da cidade já prejudicou muitas pessoas e já tirou vidas de muitas outras pessoas queridas. A prefeita ainda pediu para que os pais conscientizem seus filhos, não deixem eles usar veiculos sem ser estejam aptos a usa-los. E declarou que para o bem de toda a população, a prefeitura municipal, através do departamento de trânsito, irá tomar as devidas providencias nas ruas  e avenidas para que o transito seja respeitado e para evitar o máximo possível o numero de acidentes na cidade.

Ver. Arão Silva
O vereador Arão também usou as palavras para dizer que o município estar precisando urgentemente de uma solução para o melhoramento do trânsito e que se sente muito triste com os inúmeros acidentes trágicos e fatais que estar acontecendo diretamente em Bom Jardim. E espera que este grande problema seja rapidamente solucionado para que as pessoas possam andar e transitar nas ruas com segurança.




O jovem Diogo que ocupa o cargo de agente de trânsito municipal na qual também foi um dos organizadores, idealizadores e palestrantes do evento destacou que - "O primeiro passo foi dado hoje com a realização dessa audiência pública, o segundo e a aprovação da DMT na próxima semana e futuramente a sinalização do município para que possamos realizar o nosso serviço da melhor maneira, multando e coibindo irregularidades no transito bonjardinense".



Educação no trânsito é fundamental para a preservação da vida

Para que todos possam transitar com tranquilidade e segurança nas vias urbanas, atualmente, o Brasil conta com uma Lei Federal, que regulamenta o trânsito de veículos  e pedestres: o Código de Trânsito. Nele, podemos encontrar normas de circulação e conduta para que todos possam ir e vir com segurança e sem conflitos. Confira dicas de conduta no trânsito.

Educação para formar adultos responsáveis

Muitos motoristas e pedestres não seguem as leis, o que pode provocar a ocorrência de vários acidentes de trânsito. Os dados estatísticos mostram índices preocupantes. Para as pessoas se conscientizarem desse perigo, o Brasil sempre elabora campanhas para a educação no trânsito, que chamam a atenção para a necessidade de respeitar a faixa de pedestres, usar cinto de segurança, não dirigir alcoolizado, utilizar cadeirinha para crianças no carro, etc. Educação para o trânsito não se limita apenas a ensinar regras de circulação, mas também deve contribuir para formar cidadãos responsáveis, autônomos, comprometidos com a preservação da vida.

No cotidiano, o cidadão assume diversos  papéis,  em diferentes  momentos: pedestre, passageiro, condutor.  Devemos agir cooperativamente, seja como pedestre, passageiro ou condutor. Uma atenção ou uma delicadeza pode desarmar a irritação do outro.

Como evitar acidentes

Em todos os levantamentos realizados, o fator humano (humano-condutor, humano-pedestre) tem uma participação significativa como agente causador dos acidentes. O álcool e as demais drogas causam reações que modificam o comportamento das pessoas, comprometendo a sua atenção e retardando seus reflexos e sua capacidade de raciocínio.
Observam-se ainda dois hábitos extremamente comuns e perigosos: falar ou digitar mensagens no celular e se maquiar ao volante.

Também é importante realizar exames médicos periodicamente. Suas condições de visão, audição e reflexos são importantes para a sua segurança e a de terceiros.

Faça uso da direção defensiva

Direção defensiva é dirigir com objetivos de prevenir acidentes, atento às ações de outros motoristas  e das possíveis  condições  adversas  de pista e de tempo.

Pedestres

O Código de Trânsito orienta a forma mais adequada do pedestre circular pelas ruas, utilizando, sempre que existir, as calçadas, faixas de pedestres, passarelas, etc. Em determinadas áreas (como pontes), para que haja alguma proibição, é necessário que haja uma sinalização feita pelo órgão executivo de trânsito com circunscrição sobre a via.

Cultive hábitos saudáveis,  preventivos e exerça atitudes  cooperativas  no trânsito.

Faça a sua parte

Muitas vidas seriam poupadas se o causador de um acidente tivesse colocado em prática o que  todos  sabem: não beber antes de dirigir, revisar o veículo periodicamente, não ultrapassar em lugares proibidos e respeitar os limites de velocidade. Essas são ações geradoras  de mais segurança e melhor qualidade de vida.

 Confira mais imagens abaixo:















blogdobrunomarques.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário