quinta-feira, 31 de maio de 2018

PINHEIRO: DRA. THAIZA HORTEGAL PARTICIPA DA CARAVANA QUILOMBOLA EM PIRINÃ E SANTANA DOS PRETOS

Dra. Thaiza Hortegal participa de projeto "Caravana Quilombola" em Pinheiro-MA

A Dra. Thaiza Hortegal participou do projeto “Caravana Quilombola” promovido pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Pinheiro.

As ações aconteceram nesta terça e quarta, 29 e 30 de março, nas regiões do Pirinã e Santana dos Pretos, áreas de grande concentração de comunidades quilombolas no município. 

A médica pediatra e pré-candidata a deputada estadual ouviu as palestras ministradas na ação e também falou um pouco da importância da caravana para a região pólo da baixada: “Pinheiro possui 33 comunidades quilombolas em seu território e projetos como esse são mais que bem-vindos para ajudar na devolutiva de ações de políticas públicas e promoção da igualdade racial. 

Toda as equipes da Saúde e Assistência Social estão de parabéns pela forma como abraçaram o projeto e se dedicaram nesses dois dias de assistência e muita informação. 

Fica aqui também nosso agradecimento ao Governo do Estado na pessoa do Secretário de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro e aos mais de 50 colaboradores da Prefeitura de Pinheiro que ajudaram a fazer esse momento acontecer.”

Alunos do último período de medicina também participaram dos atendimentos médicos na região do Pirinã sob supervisão constante do Dr. Giovanni Viegas; com auxílio e monitoramento do médico do município, os internos da UFMA realizaram avaliações de hipertensos e diabéticos e o tutor fazia as prescrições médicas alcançando em torno de 200 atendimentos. 

A caravana é coordenada pela Secretaria de Estado de Igualdade Racial em Parceria com a Prefeitura de Pinheiro; nos dois pólos durante todo o dia foram realizados atendimentos de consultas médicas, vacinação, exame preventivo, aferição de pressão, distribuição de medicamentos, serviços odontológicos com educação bucal, teste rápido, etc. 

As comunidades também participaram dos almoços promovidos nos locais de realização da caravana e as crianças receberam kits odontológicos ao final das oficinas de educação bucal.

Confira mais imagens do evento: 










Nenhum comentário:

Postar um comentário