quarta-feira, 16 de maio de 2018

Gov. Newton Bello: Campanha do Conselho Tutelar de Gov. Newton Bello fortalece o Combate à exploração e abuso infantil. Grande Caminhada acontecerá amanhã dia 17 de Maio, Participe!

Campanha fortalece o combate à exploração sexual infantil em Gov. newton Bello.

Conselheiros Tutelares em campanha nas escolas e creches do Município. 

O Conselho Tutelar de Gov. Newton Bello estar realizando, durante todo o mês de maio, ações de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

O Dia Nacional de Combate a estes dois tipos de violência sexual é o dia 18 de maio. 

A Prefeitura de Gov. Newton Bello e a Câmara Municipal de Vereadores também dão todo apoio aos atos desta campanha e também tem a data como Dia Municipal de Combate à Exploração e ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes. Tais práticas, ainda comuns na sociedade brasileira, configuram-se como crimes, de acordo com a legislação do País, em especial, o Estatuto da Criança e do Adolescente. 

As ações de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes têm o apoio técnico dos profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), que contribui ainda com o apoio logístico e de infraestrutura, além da oferta de material da campanha, como banners, panfletos, faixas e camisas de identificação dos servidores e conselheiros tutelares. 

As ruas e outros espaços públicos, como as creches e escolas das redes de ensino municipal, estadual e particular estão sendo alvo da campanha por parte dos conselheiros tutelares, que estão realizando palestras sobre o combate a este tipo de violência sexual.


Além de todas as palestras que os conselheiros Tutelares estão realizando nas creches e escolas da cidade, ainda haverá ainda uma grande caminhada que foi antecipada para o dia 17 de Maio, com inicio as 07 horas da manhã enfrente a Prefeitura Municipal e percorrerá pelas principais ruas da cidade e bairros de Gov. Newton Bello até a chegada na Escola Municipal Instituto Fundamental Batista. 

A violência sexual é um crime e consiste no abuso de poder cometido pelo adulto, quando usa a criança ou o adolescente para se satisfazer sexualmente, induzindo ou forçando a práticas sexuais, com ou sem o uso de força física.

O Estatuto da Criança e do Adolescente caracteriza a exploração sexual como um tipo de violência que possui fins comerciais, tendo como intermédio um aliciador, ou seja, aquela pessoa que lucra com a venda do sexo com meninos e meninas. O abuso sexual não envolve a relação comercial e é praticado por adultos que são próximos da criança e do adolescente, como parentes, padrasto e madrasta.

Além do Disque 100, os Conselhos Tutelares de Newton Bello, O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e a Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente podem receber denúncias de exploração e abuso sexual contra meninos e meninas.










Nenhum comentário:

Postar um comentário