terça-feira, 11 de julho de 2017

São João do Caru: Prefeitura Municipal através da SEMED – Secretaria Municipal de Educação realiza inauguração de Biblioteca Rural


Nesta sexta-feira 07 de Julho a Prefeitura Municipal de São João do Caru, através da SEMED – Secretaria Municipal de Educação de São João do Caru-MA realizou a inauguração de uma Biblioteca Rural “Arca das Letras” no povoado Muchins a cerca de 5Km da sede da cidade.
Sobre o programa “Arca das Letras”
O Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), foi criado em 2003, e desde então vem contribuindo para que a população rural no Brasil tenha mais acesso ao livro.
A iniciativa é da Secretaria de Reordenamento Agrário do MDA (SRA) que adotou o acesso à informação e ao livro como medida para redução das desigualdades sociais no meio rural. As ações do Programa Arca das Letras são executadas pela Coordenação Geral de Ação Cultural (CGAC).
O Programa é um mecanismo de inclusão e estratégia para o enfrentamento das dificuldades de acesso à informação do ponto de vista geográfico. O Manifesto da UNESCO para Bibliotecas Públicas respalda a importância do programa na perspectiva de possibilitar o acesso à leitura:
A liberdade, a prosperidade e o desenvolvimento da sociedade e dos indivíduos são valores humanos fundamentais. Só serão atingidos quando os cidadãos estiverem na posse da informação que lhes permita exercer os seus direitos democráticos e ter um papel ativo na sociedade. A participação construtiva e o desenvolvimento da democracia dependem tanto de uma educação satisfatória, como de um acesso livre e sem limites ao conhecimento, ao pensamento, à cultura e à informação.
Com mais de dez mil bibliotecas rurais implantadas em 2.308 municípios, suas ações favorecem contato com livros de áreas técnicas, didáticas, acervos literários, folhetos explicativos voltados para temas relacionados ao meio rural e as demais áreas do conhecimento.
 É a prefeitura Municipal de São João do Caru –Construindo Uma Nova História


Nenhum comentário:

Postar um comentário