terça-feira, 27 de agosto de 2019

Gov. Newton Bello: Câmara Municipal realiza importante sessão onde foi tratado o importante assunto com Assistente Social e população sobre o TFD


A câmara municipal de vereadores de Governador Newton Bello-MA realizou nesta ultima sexta-feria(23) uma importante reunião na qual o assunto principal foi um debate com assistente social (Drª Joisane) com diversas pessoas que usam e precisam de TFD (Tratamento Fora do Domicilio) no município. 


A ocasião contou com a presença de todos os 09 vereadores, sendo eles: O presidente da câmara vereador Aurino Ferreira, Ver. Marcelo Morais vice-presidente, Adonias do Puba, Carlos Sucesso, Valdinar, Pererê, Eliene Fernandes e Rosinha da Casa de apoio.


A reunião também contou com a ilustre presença de pastores, do sec. de administração Cícero Arraiz, Sec. de saÚde Epitácio Carvalho e da sociedade civil que lotou as dependências da câmara completamente.

Os inscritos relataram em plena tribuna que todos passam humilhação e são tratados com atitudes desumanas pela Assitente Social Joisane, e que ela barra os direitos deles sem dó nem piedade, e que não entendem o porque ela faz isso, sendo que é um direito deles e que o dinheiro nem sai do bolso dela. A senhora Solange chorou ao discursar na tribuna e relatou que passou uma grande humilhação quando o TFD do filho dela que é especial foi embargado pela assistente social. 



A assistente social Drª Joisane fez sua defesa na tribuna e relatou a situação de cada caso, e disse que jamais irá fazer coisas erradas, pois o recurso é federal e não é bagunçado, disse que tem vereadores que querem fazer até politica com o recurso do TFD e ela não permitirá. E disse que faz o que é certo e dever dela fazer como, fiscalizar, visitar as casas e documentação das pessoas e que não pode de maneira nenhuma  lesar os recursos federais pois estará cometendo crime.  

O Sec. de Saúde Epitácio também fez seu comentário na discussão e disse que é muito importante que a assistente social fiscalize as documentações e comprove as residencias do pessoal que solicitam o TFD afim de evitar prejuízos aos cofres públicos, e disse que as pessoas tem que estar ciente e ficarem aptas com todas as exigências se quiserem conseguir utilizar o recurso. 


O Sec de Administração Cicero Arraiz relatou que a prefeitura municipal estar sempre em parceria com a Sec. de saúde, colocando nas contas das pessoas que dependem do TDF, o secretario ainda explanou que os recursos são finitos, o município tem um recurso muito pequeno, cerca de 9 mil por ano destinados ao TFD e o gasto mensal gera em torno de quase 30 mil, isso mostra o interesse e a força de vontade em ajudar a população, muitos avanços na área da saúde já foi alcançado no município e ainda iremos conseguir muito mais, mas o povo ainda precisa se locomover para São Luis e outras cidades em busca de serviços de saúde mais avançados.


A vereadora Rosinha pediu a exoneração da Assistente Social Joisane ou que ela seja desobrigada de dar parecer para que as famílias possam conseguir o recurso, e disse que ela não tem humildade, nem sensibilidade com o povo, humilha, menospreza e que ela não serve para estar neste cargo. A vereadora disse que foi provado que ela trata o povo com humilhação, e que muita gente foi prejudicada por ela, "o dinheiro não é dela e nem sai do bolso dela, o dinheiro é para o povo, é direito, eles não estão não é pedindo nada pra ela não, estão é atras do que é deles de direito", Frisou. 

Os demais parlamentares também aproveitaram a oportunidade e destacaram observações sobre demandas importantes para o município, agradeceram aos colegas por aprovações de requerimentos, e sobre o caso do TFD relataram que a gestão municipal tem que analisar bem o caso e tomar uma decisão que visa a melhorar o atendimento e que continue dando essa força para que cada vez mais as pessoas possam ir atrás de recursos médicos de saúde mais avançados na capital ou em qualquer lugar que seja, quando esses tratamentos não forem ofertados no município. 



























Nenhum comentário:

Postar um comentário