domingo, 15 de novembro de 2015

PREFEITURA DE BOM JARDIM COM SEC. DE AGRICULTURA E APOIO DE VEREADORES, LANÇA PROGRAMA TERRA FÉRTIL.

Mais de 400 agricultores do município serão beneficiados e estimulados a produzirem mais.

Nas décadas de 60, 70 e 80, Bom Jardim foi o maior produtor de arroz do Maranhão e um dos maiores do Brasil, com suas terras férteis, tinha uma agricultura fortalecida e reconhecida nacionalmente. Más com a falta de políticas agrícolas, muita coisa mudou. O êxodo rural, fez o homem do campo deixar de plantar, muitos acabaram vendendo suas terras para pecuaristas e migrando para a cidade. Com isso, a produção agrícola do município, encolheu.

A nova administração municipal acredita que é possível mudar esta realidade, a partir de incentivos agrícolas para que os pequenos produtores, que amam plantar e insistem na labuta da lavoura, se tornem grandes produtores rurais.

Para retomar o crescimento da agricultura no município, a Secretaria de Agricultura e a Prefeitura Municipal, lançaram recentemente em um encontro com agricultores da região, o Programa Terra Fértil. Que de acordo com a Prefeita Malrinete Gralhada, visa garantir ao Homem do campo, todo o incentivo necessário, que vai desde a orientação dos técnicos agrícolas, à mecanização e correção do solo com calcário, escoamento de produção e comercialização dos produtos colhidos;

``Nós queremos implantar e incrementar o fortalecimento da agricultura familiar do nosso município. Investindo, dando apoio e incentivando os pequenos agricultores para que eles possam produzir melhor com o devido incentivo da prefeitura, que também irá a ajudar a escoar a produção, para que eles possam até vender para o município e exportarem suas produções. Em nossa gestão reconhecemos como necessários esses incentivos, para que possamos fortalecer a nossa agricultura.`` Disse a Prefeita.

O Secretário interino de agricultura do município, Arnaldo Sousa Gonzaga, considerou o encontro com os agricultores da região, como de suma importância, para que fosse discutida e apresentada, uma política que agregue valores aos produtores rurais;

``Nós nos reunimos e fizemos este encontro muito importante, chegando a mobilizar mais de 400 (Quatrocentos) produtores e a gente acredita que vai dar tudo certo neste passo que estamos dando para o desenvolvimento da agricultura do nosso município. Com a mecanização de terras que ofereceremos, o agricultor vai receber a terra mecanizada e corrigida com calcário para que possamos elevar a produtividade´´. Disse o Secretário.

Os produtores rurais que estavam desestimulados, ficaram empolgados com a proposta. O agricultor Cícero, do Povoado Novo Carú, que já chegou a produzir cerca de 90 sacos de farinha por semana, disse que o incentivo da Prefeitura chegou em boa hora;
``Em Novo Carú a produção de mandioca é grande. Em uma semana já cheguei a produzir 90 sacos de farinha´´. Ressaltou ele.

O lavrador Francisco Almeida Lima, popular Chiquinho Rafael do Povoado Cassimiro, cultiva uma área de terra, más por falta de incentivos e orientação técnica, ele estava pensando em abandonar a plantação, pois o rendimento na lavoura é pouco e ele nem sempre consegue colher o que planta. Porém com a pavimentação da MA 318 ´para facilitar o escoamento da sua produção e com este incentivo da Prefeitura, agora ele se sente bem mais motivado;

``O que mais preciso é da orientação técnica. Já até pensei em deixar de plantar e largar tudo por falta de incentivos.Pretendia jogar capim na área do plantio, más agora com este amparo me sinto estimulado a continuar plantando.´´ Disse ele, com semblante de esperança.

O vereador Roberh Meireles foi um dos presentes do encontro e na ocasião, sugeriu que seja criada a feira do agricultor.

O técnico agrícola Jamilson Ferro, ressaltou que Bom Jardim é forte na pecuária e piscicultura, más é preciso alavancar também o cultivo de mandioca.

A sugestão do Vereador Arão Silva e demais parlamentares presentes no evento, foi à criação do festival da mandioca;

``Seria importante criarmos este festival, para estimular a produção de farinha e demais derivados da mandioca, com prêmios para os produtores que produzirem a melhor farinha na qualidade e no gosto, para que também possam exportar para outros municípios´´. Disse Arão.

Com o Projeto Terra Fértil, os produtores terão suas áreas de plantio mecanizadas e receberão toda a orientação que precisam para tornarem-se auto o suficiente na produção agrícola. Eles também receberão orientação de como fornecer seus alimentos para a merenda escolar do município.

Para auxiliar os produtores, a Prefeitura conta com uma competente equipe composta por engenheiro agrônomo, veterinário, assistente social e técnicos agrícolas.

A mecanização agrícola é o processo de aradar a terra, promovendo o melhoramento das condições do solo, para o aumento da produtividade. E pode ser feito através de tração animal ou motora, onde o agricultor já recebe a terra mecanizada e corrigida, no ponto de semear o plantio, elevando sua produtividade.

O primeiro encontro de produtores e agricultores familiares, com o tema``Mecanização de Terras´´ foi realizado no Crás (Centro de Referência Social) na última quarta-feira(11) e finalizado com sorteios de mais de 4.000,00(Quatro mil reais) em prêmios(Carros de mãos, cavadeiras, enxadas, cutelos, foice e outros, doados pela Prefeitura Municipal e Comércio Local.




Prefeitura Municipal de Bom Jardim – Reconstruindo com Trabalho e Respeito
Fonte:Asscom







Nenhum comentário:

Postar um comentário