quinta-feira, 17 de março de 2016

Bom Jardim receberá reforço ao combate da hanseníase com Carreta da Saúde nesta sexta e segunda (18-21) de março.

 
Carreta do Governo Federal, estará em Bom Jardim nesta
sexta e segunda (18-21) de março, realizando atendimentos.
 
Bom Jardim está dentro da rota de ação da Carreta da Saúde contra a Hanseníase, que percorre o país realizando exames, diagnósticos e encaminhando a tratamento da doença. O atendimento integra campanha da Prefeitura Bom Jardim, em parceria com o Governo Federal.
 
A carreta estará na Praça Gov. José Sarney, nesta sexta-feira (18) e na praça da Rodoviária na segunda feira (21), reforçando a importância do diagnóstico precoce para evitar o avanço da doença.
 
 
 O atendimento faz parte das atividades do Dia Mundial de Combate a Hanseníase, celebrado em 16 de fevereiro.
Na carreta, profissionais da área médica – enfermeiro, dermatologista e técnicos – irão avaliar os pacientes em um dos cinco consultórios equipados do veículo. Um questionário é repassado e é realizado exame físico, sendo constatados sinais da doença, a pessoa recebe medicamento ou, dependendo da situação, é encaminhada a tratamento mais especifico. 
 
Em Bom Jardim, São 49 pacientes em tratamento, sendo que 10 pacientes foram diagnosticados nos últimos dois meses.

Para o Secretario de Saúde, Arlan Ferreira, é de fundamental importância à participação da população para uma prevenção e isolamento da doença. “Para se ter uma idéia, a nossa região do Vale do Pindaré é a mais atingida do mundo com a doença, a participação da população é importante, pois o contagio é feito através do bacilo no ar, ao detectar essa fase, rapidamente o individuo recebe o tratamento que impede que ele transmita a doença a outras pessoas, a hanseníase é silenciosa e indolor, característica que dificultam o diagnóstico precoce, desta forma é importante que todos façam exame de avaliação” Afirmou.
 
 
 
Os interessados devem comparecer ao local estabelecido com o cartão do SUS e documento de identificação.
Ascom da Prefeitura Municipal de Bom Jardim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário