sábado, 19 de março de 2016

BOM JARDIM : PREFEITURA MUNICIPAL ATRAVES DA SEC. DE SAÚDE E SETOR DE ENDEMIAS LUTA A TODO VAPOR CONTRA O AEDES AEGYPTI


A  Prefeitura de Bom Jardim por meio da Secretária Municipal de Saúde promoveu nesta sexta feira(18), mais uma grande ação contra o mosquito Aedes aegypti em conjunto com  o setor de endemias a  pulverização de inseticidas tipo fumacê.
A ação foi realizada  na tarde desta sexta feira numa parte da rua 07 de setembro ,parte da rua São Luis, Santo Antônio e rua do comercio e continuará por todas as ruas.
 Uma das formas de combate ao Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue, zika e chikungunya, é a pulverização de inseticida, popularmente conhecido como fumacê. A nuvem de fumaça de inseticida espalhada pelas ruas e residências tem objetivo direto  de matar o mosquito para evitar que mais gente contraia dengue e zika. O ideal é o fumacê ser usado no começo da manhã e no fim da tarde, quando a temperatura está mais amena e quando a fêmea do Aedes aegypti está "faminta" por picar as pessoas. O setor de Endemias orientou os moradores   durante à ação  como as seguintes orientações : As janelas e portas devem ficar abertas já que mosquitos vivem dentro de casa também. Moradores e animais de estimação devem deixar a residência durante a nebulização e só voltar ao menos meia hora depois. Alimentos devem ser tampados ou guardados. Abra janelas, portas e o box do banheiro, Deixe lençóis e cobertas sem arrastar no chão e proteja aquários e gaiolas.
Para o Secretário de Saúde Arlan Ferreira a ação oferece para  população um trabalho preventivo de combate ao mosquito aedes aegypt com objetivo  de diminuir drasticamente a população de mosquitos vivos que possam estar circulando nos lares e terrenos baldios de nossa cidade. A pulverização de inseticidas importados próprios para Bombas tipo fumacê se faz necessário para complementar o trabalho de eliminação de criadouros do mosquito que diariamente e realizado pelos agentes de endemias do município. É muito gratificante receber o incentivo da sociedade  que afirmaram que há muito tempo não estava sendo oferecido esse tipo de trabalho preventivo na cidade. Como sabemos agora o Aedes transmite também a ZICA não podemos baixar a guarda e estar sempre atentos para manter nosso município saudável, graças a DEUS e ao trabalho incansável da saúde de bom jardim principalmente do setor de endemias podemos comemorar que não há registro de microcefalia aqui, e queremos que continue assim um município livre da ZICA. Aproveitamos para agradecer a nossa prefeita MALRINETE GRALHADA que não tem medido esforços para apoiar nossos projetos tornando-os possíveis. Destacou o secretário.

Ascom da Prefeitura Municipal de Bom Jardim.

Confira mais imagens da Ação











Nenhum comentário:

Postar um comentário