sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Gov. Newton Bello: Moradores do Povoado Assentamento 16 de Abril finalizam Curso de Mandiocultura e foram prestigiados pelo Prefeito Municipal Roberto do Posto, Vereador Adonias, Secretários, Pres. de Sindicatos Rurais e Associação das Artesãs.


Moradores do Assentamento 16 de Abril do município de Governador Newton Bello-MA, participaram nesta última semana, de um curso para processar mandioca em farinhas, polvilho, molhos, temperos, vinagre, sabão, detergente e outros derivados. 

O encerramento do curso foi realizado nesta sexta-feira (10) de Agosto e contou com a presença de autoridades municipais entre eles: Prefeito Municipal Roberto do Posto, Irailde Teles Pres. da Associação das Artesãs, Vereador Adonias, Domingas Pres. do Sindicato do Trabalhadores Rurais, Leví Gomes Sec. mun. de Agricultura, Zezinho Sec. adjunto de Agricultura e lideranças do povoado. 

Com instruções teóricas e práticas do Professor Nelson de Alencar que é Engenheiro Agrônomo, os participantes conheceram durante a semana de curso, técnicas e muitas sugestões sobre ás várias formas de aproveitamento desse produto, muito comum em todas as regiões brasileiras.
A mandioca é um tipo de alimento que apresenta baixo custo de produção, é fácil de encontrar, fácil de preparar e possui diversos benefícios para o consumo e saúde das pessoas.

O curso que ensina transformar mandioca em farinha, polvilho e outros derivados dentro das técnicas de qualidade, contou com a participação de 20 moradores do Assentamento 16 de Abril que fica localizado a 15 km da sede do município. O cultivo de mandioca desempenha importante papel na economia na vida de muitas famílias.
O curso de transformação da mandioca foi promovido pelo SEBRAE/MA, solicitado pela Presidente da Associação das Artesãs Irailde Teles, e teve apoio total da Prefeitura Municipal de Gov. Newton Bello, secretaria Municipal de Agricultura e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
De acordo com a Idealizadora Irailde Teles, presidente do sindicato das Artesãs essa iniciativa foi muito importante, pois através dos novos conhecimentos, as famílias terão mais oportunidades para aumentar suas rendas, uma vez que, com utilização da mandioca é possível fazer vários produtos, Iraildes ainda ressaltou que visa futuramente a criação de uma cooperativa e que todos os produtos estarão expostos da 7º FACNEB/18 que acontecerá neste sábado 11 e 12 de Agosto. 
O Prefeito Municipal Roberto do Posto considerou muito importante a realização do curso, como instrumento de cidadania e valorização da mão de obra das pessoas que residem no campo, "além de aumentarem suas rendas estarão muito mais qualificados e fornecerão produtos de muito mais qualidade para a população que muito adquirem esses produtos nas feiras pois sabemos que o Assentamento 16 de abril é um grande produtor do município. Se o povo já comprava, agora irão comprar muito mais, parabéns a todos e estamos à disposição sempre para lhes darem apoio", finalizou o gestor. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário