quinta-feira, 20 de abril de 2017

São João do Caru: Profissionais Municipais da Saúde realizam Palestra em Escola Municipal sobre Tuberculose para orientar Alunos na Prevenção, Contágio, Tratamento e Cura da doença.



Nesta quarta-feira (19), Foi Promovida pela Prefeitura Municipal de São João do Caru, através da Secretaria Municipal de Saúde, como parte da atenção básica de saúde do Programa de Saúde da Família (PSF) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, uma palestra sobre tuberculose realizada na Escola Municipal Arthur Costa e Silva, com o objetivo de transmitir informações e esclarecer dúvidas do público jovem a respeito da doença. 

A palestra foi ministrada pela coordenadora do programa Tuberculose/Hanseníase Enfermeira Ireneide Nunes , tratando do tema Tuberculose de forma ampla e educativa, não só para alunos, bem como para professores e servidores das escolas. A ação também contou com a participação de uma grande equipe da saúde entre eles: A Secretária de saúde Marina Ivania, Enfermeiros, Assistente Social, dentista, ACS e ACE.

Os organizadores acreditam que aproximadamente 200 pessoas receberam informações sobre a Tuberculose, doença infecto-contagiosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch, que afeta os pulmões e órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). 


O que é Tuberculose?


É uma doença grave transmitida pelo ar, que pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial os pulmões. Chama-se tuberculose por causar tubérculos nos pulmões.

“A proposta é levar informações que tanto a Tuberculose como outras doenças infectos contagiosas podem ser prevenidas” disse a palestrante. Para ela, também é importante salientar que uma vez adquirida a doença, a mesma é tratada com total segurança e gratuitamente nas unidades de saúde de São João do Caru. 

A escola de uma forma em geral, foram orientados quanto às formas de prevenção, de como detectar os sintomas, o contágio e como se dá o tratamento da tuberculose. 

O controle da doença já é feito nas unidades de saúde tanto no PSF I quanto no PSF II, em que é feito o acompanhamento medicamentoso e a visita domiciliar, avaliando também os comunicantes, e realizados alguns exames, como raios x, baciloscopia de escarro, entre outros, são oferecidos pela secretaria municipal de saúde a população. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde Marina Ivania, a presença dos Agentes Comunitários de Saúde na comunidade é de extrema importância. "Quando o agente suspeita que uma pessoa apresenta os sintomas da doença, eles comunicam os responsáveis do setor de saúde imediatamente. Eles já sabem detectar os sintomas porque já foram treinados e conscientizados sobre a doença. Além disso, o Prefeito Municipal Xixico Vieira se preocupa muito com a saúde da população, e hoje contamos com profissionais capacitados e temos a disposição tudo o que precisamos na rede de saúde, como medicamentos, exames e consultas", informou ela. 

O evento foi um sucesso onde também foram sorteadas camisas sobre o tema para muitos alunos. A Secretaria Municipal de Saúde agradece a parceria  e todo o apoio obtido pela direção, alunos e funcionários da Escola Municipal Arthur Costa e Silva. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário