terça-feira, 6 de outubro de 2015

PREFEITURA DE BOM JARDIM REALIZA MUTIRÃO DE OFTALMOLOGIA

A secretaria de saúde da Prefeitura de Bom Jardim, em parceria com a Secretaria de Saúde do Governo do Estado, realizarou na manhã desta Sexta – Feira (03) na Escola Municipal Dinare Feitosa, o Mutirão de Oftalmologia. O atendimento contou com a equipe médica do Hospital da Visão de São Luis, que ofereceram à população, diagnósticos do glaucoma e catarata.

Para detectar as doenças oculares, os pacientes fizeram os exames da medição da pressão dos olhos e avaliação do fundo do olho. Os colírios foram distribuídos gratuitamente aos pacientes em tratamento.

A recepção ao público foi atenciosa. Quem recebeu senha e ficou na fila de espera, esperou pouco tempo para ser atendido. Foram atendidos pacientes de todas as faixa-etárias.

Aproximadamente 200 pessoas, a maioria idosos, compareceram ao mutirão de oftalmologia. Que foi elogiado pela rapidez e eficiência no atendimento prestado.

O principal objetivo desta ação foi atender a novos pacientes e aqueles que já estavam na fila de espera, a fim de detectar e prevenir o glaucoma, doença ocular, causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, o comprometimento visual. Se não tratada adequadamente, pode levar à cegueira.
Quanto à catarata, existe tratamento, e os pacientes que detectaram a doença, receberam toda a orientação necessária para tratá-la.

O paciente João Alves, Morador da Vila Muniz, foi ao mutirão de oftalmologia porque estava sofrendo fortes dores na cabeça, e achava que o problema poderia estar relacionado à visão.
``Achei que a dor que sinto na cabeça fosse a pressão do olho, más graças a Deus através do exame, pude ter a certeza que com minha visão está tudo bem´´. Disse João Alves.

A paciente Maria de Fátima, residente no Bairro Mutirão, faz tratamento há vários meses. E disse estar maravilhada com mais esta ação.`` Fico Maravilhada porque o tratamento continua e já faço ele há alguns meses. Eu era suspeita e minha filha com este exame, pôde descobrir que também tem o problema e conseguiu receber o colírio. O atendimento foi maravilhoso.`` Disse ela.

Já o morador do Alto dos Praxedes, por nome Gildo, disse estar ciente da gravidade do glaucoma. Ele ficou feliz por descobrir que não tem a doença, que apenas precisa usar óculos. Gildo aproveitou para parabenizar o Secretário de Saúde Arquimedes, pela importante campanha:

``Eu fico muito feliz por saber que não tenho a glaucoma. O médico detectou que meu problema de vista é óculos. Quero parabenizar o nosso amigo Arquimedes pela bela iniciativa que ele está fazendo por nós. Espero que ele continue a desenvolver este trabalho que é maravilhoso``. Disse Gildo.

Quem também descobriu que não tem a doença e que precisa apenas de óculos de grau, foi a Antonia, moradora da Rua Santa Rosa, ela saiu confiante e fez uma recomendação para quem tem receio de fazer o exame.´´ Graças a Deus também não tenho glaucoma, só foi constatado mesmo a necessidade de óculos. Gente não tenham receio, venham fazer, o exame é muito prático, senti apenas a vista um pouco embasada, apenas isto``. Afirmou Antonia.

Através do exame, a Senhora Antonia Ferreira da Silva, moradora da Rua Maranhão Sobrinho, descobriu que tem glaucoma e que a doença está em estágio avançado. Agora Antonia Ferreira da Silva pretende ir a Teresina, em busca de tratamento cirúrgico.
´´Fui muito bem atendida, recebi o medicamento e agora estou indo a Teresina para saber se ainda tem jeito. `` Disse ela.

O Médico Oftalmologista Dr Heron Simões, explicou o que é o glaucoma e os procedimentos adotados para combater a doença. `` O glaucoma é uma doença que se caracteriza pelo aumento da pressão do olho, destruição do nervo e diminuição do campo de visão, levando a cegueira nos casos não tratados. Os exames que fazemos para a detectar o glaucoma são: a cronometria, o mapeamento da retina e campimetria. Aos pacientes diagnosticados como positivo, fazemos o tratamento do glaucoma através da distribuição gratuita dos colírios que são fornecidos pelo Governo Federal. Se tiver a doença passa-se o remédio e o paciente é orientado a voltar a cada 03 meses para receber nova quantidade de colírios e fazer a uma nova avaliação. E quem não tem o glaucoma pode fazer anualmente uma consulta sem nenhum problema`. Ressaltou Dr Heron.

O Coordenador de Saúde Inácio Simião falou da importância do Mutirão e atentou à população para a prevenção das doenças oculares.
``Considero importante esta ação diante da grande demanda que temos, principalmente de idosos e crianças. A prevenção hoje, ela é o grande remédio para combater as doenças. Graças a Deus foi possível realizar estes exames, através do Secretário Arquimedes e da Prefeita Malrinete, objetivando a prevenção em primeiro lugar. Tudo transcorreu muito bem, muitos compareceram``. Enfatizou o coordenador de saúde.

O Secretário Municipal de Saúde Arquimedes Araújo classificou como decisiva a atuação da equipe da saúde para o êxito alcançado..`` Eu gostaria de agradecer a todos que colaboraram para que fosse possível realizarmos esta ação importante à saúde dos olhos da nossa população. Não chamo o mérito apenas pra mim e sim para uma equipe de profissionais que estão engajados em melhor atender a comunidade Bonjardinense. Tivemos um curto espaço de tempo, más graças a Deus deu tudo certo. No próximo mutirão, com certeza este trabalho será ainda melhor. Agradeço ao empenho da equipe e também a todos que compareceram``. Disse o Secretário de Saúde Arquimedes Araújo. 





Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Bom Jardim
Reconstruindo com Trabalho e Respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário