segunda-feira, 5 de outubro de 2015

1° Sessão de Outubro na Câmara municipal de Gov. Newton Bello: Alunos fazem reivindicações e pedem ajuda aos vereadores

Aconteceu nesta sexta feira (02), a 1° sessão do mês de outubro de 2015 na Câmara municipal de Vereadores da Cidade de Governador Newton Bello/MA. 

A sessão contou com a presença de pais, professores juntamente com um grande numero de alunos da Escola Municipal Instituto Fundamental Batista e da Escola Estadual C.E. Antônio Macêdo, na qual foram reivindicar melhorias nas estruturas físicas das escolas, merenda escolar, educação de qualidade e respeito, pois são coisas que não estar tendo nessas escolas na qual se encontram em péssimas condições, (nem ventiladores nas salas de aulas não existem) afirmam os alunos e professores.

Compareceram na reunião Oito(8) vereadores, a Vereadora Dulce que ocupa a presidência da Câmara não pode estar presente na sessão, sendo assim a a sessão foi presidida pela vice- presidente Ver. Rosinha.  Os demais presentes foram os vereadores, Eliene, Marcelo, Antônio Totó, vereadora Revy e Antônio Ferreira, Carlos Sucesso e Ver. Neto. A ausência da vereadora Dulce aconteceu devido o fato de a mesma estar em viagem com pessoas que passavam por problemas urgente de saúde, tendo que ir para outra cidade.

A sessão foi bastante proveitosa, onde os alunos e professores poderam expressar suas  manifestações, relataram acontecimentos chocantes e revoltosos na qual a escola passou ultimamente,  reivindicaram seus diretos e pediram ajuda e o apoio de todos os parlamentares do poder legislativo para que juntos podessem  se unirem nesta luta  para por um fim nesta situação e enfim alcançarem seus objetivos que é uma escola digna para todos.

Todos os vereadores abraçaram a causa e se comprometeram em ir junto com os alunos buscar melhorias e resolver todos os problemas na qual foi reivindicados. A vereadora Rosinha falou que entrou em contato com a secretaria de Educação na qual informou que já estar providenciando resolver o quanto antes os problemas na escola.




Logo após os vereadores foram a tribuna para prestarem seus depoimentos, apoios e colocações em relação aos Estudantes.:





Antônio totó


O parlamentar disse que a Câmara Municipal estar de parabéns por receber esse grande número de pessoas, principalmente alunos que estão reivindicando seus direitos, e que os alunos estão certos e apoiados, pois todos sabem que a Sec. De Educação é o órgão municipal que mais recebe recursos financeiros, então as escolas e salas de aulas não podem estar passando por uma situação triste e destruídas como se encontra neste momento, sem cadeiras para sentar e escrever, nem ventiladores na salas de aulas não se encontram em pleno calor insuportável em que nos encontramos, isso é uma vergonha, o dinheiro da educação não estar sendo investido da forma certa, e que irá dar apoio aos alunos nesta luta a qualquer hora e qualquer momento, disse o vereador.

Logo após o vereador repudiou o atraso do pagamento dos funcionários públicos do município, que estão sendo muito prejudicados devido esses meses de salários atrasados, disse que isso é uma falta de respeito, pois desta forma também prejudica também o comercio da cidade.


Ver. Marcelo 

O vereador iniciou pedindo a todos uma salva de palmas pela presença de toda a rede Estudantil Municipal e Estadual que lotaram completamente as dependências da Câmara municipal reivindicando seus direitos, e também a professores e todos de maneira em Geral. 

Logo após iniciou dizendo que mais uma vez estão ali reunidos para denunciar descaso na cidade, onde o poder executivo, a secretaria de educação e outros órgãos municipais não cuidam do povo. Continuou relatando que é inadmissível passar por certas situações nesta cidade na qual isso não era pra estar desta forma. Criticou bastante a educação a chamando de fajuta e irresponsável. E que o mesmo estar bastante indignado pois em meios de tantas denúncias nuca tiveram respostas, e devido não ter resposta o Governo Executivo fica humilhando e prejudicando a população dessa cidade apenas pensando nos seus bens pessoais.

O parlamentar apoiou e disse aos estudantes que eles estão dando um grande passo, levantaram uma bandeira de luta contra a corrupção e querem que seus direitos sejam respeitados, por isso o vereador não ficara jamais de braços cruzados e que vai na luta junto com eles para que eles possam exigir e conseguir os ventiladores para as salas de aulas, merenda escolar de qualidade, material didático e tudo mais que falta nas escola e em especial no Instituto Fundamental Batista onde os alunos estão bastante revoltados e indignados com a situação.
E finalizou agradecendo a presença de todos e convidou a todos para uma manifestação em frente à escola Instituto fundamental batista as 14:00.

Ver. Revy

Vereadora Revy na tribuna apoiado os estudantes
Agradeceu a presença de todos, em especial a presença dos Estudantes. Iniciou dizendo que se dependesse dos vereadores isso jamais estaria acontecendo, pois, já fizeram e aprovaram, e ainda fazem sempre muitos pedidos de reformas das escolas, escolas dignas, educação de qualidade, climatização de salas, e muitos outros inúmeros requerimentos para o bem dos estudantes e dos jovens. 

E logo após finalizou dizendo que deixa bem claro a todos os estudantes que a vereadora Revy juntamente com todos os vereadores entrarão nesta luta junto com a classe estudantil por uma educação de qualidade para todos, e ainda relembrou e indagou a todos falando que se na cidade estar desta forma, imagine nos interiores? E disse a todos que a situação dos povoados é muito triste! mas que jamais deixara de exigir e solicitar melhorias para a educação do município e que os alunos podem contar com ela.


Ver. Antônio Ferreira

O vereador também pediu uma salva de palmas para todos os alunos. Logo em seguida, o parlamentar iniciou se discurso dizendo que sente muito triste com muitos descaso e abandono por parte do governo executivo municipal para com a população newtonbelense, e que muitos alunos e pais de alunos votaram confiando numa gestora e só receberam em troca decepção.

 O parlamentar relatou que a convite dos alunos, eles fostes fazer uma visita com outros vereadores um dia antes desta sessão na Escola Instituto Fundamental Batista, encontrou várias coisas erradas e irregularidades na escola, e pôde ver que os alunos encontram-se constrangidos e revoltados com tamanha falta de atenção, e sem educação de qualidade. Os alunos os mostraram a foto de um colega que acusa o vigia de tê-lo agredido e também encontrou um péssimo mingal que foi comparado pelo vereador como comida de cachorro. Após sair da escola foram denunciar o caso no conselho tutelar, mais que lá não tinha ninguém. O vereador disse que o que estar acontecendo nesta escola é algo inadmissível e até elogiou aos professores por terem força de vontade de lesionarem numa escola em péssimas condições, porque nem os alunos não aguentam mais e estão aqui hoje pedindo ajuda e socorro.

Finalizou dizendo que os pais pensam que ao deixar seus filhos na escola, imaginam que lá eles estão em um lugar bom e adequado, mas não sabendo que eles estão completamente enganados. E afirmou que os vereadores abraçaram essa causa e irão lutar e brigar para que essa realidade mude, porque isso é inadmissível e assim não pode continuar.

Ver. Carlos Sucesso

 
O vereador também foi à tribuna para prestar apoio aos estudantes quanto suas reivindicações e cobranças de melhorias nas escolas. O vereador destacou que estar juntos com os estudantes nesta causa, pois disse q sempre esteve junto com a juventude e sempre que precisarem ele estará de braços apertos para lhes apoiar e lhes ajudar no que foi preciso.  Ainda sobre a educação o parlamentar destacou que a “Educação tem sim que ser de primeira qualidade, a merenda escolar tem que ser de primeira qualidade, assim como também o ensino e a escola também tem que ser de qualidade, pois minhas filhas também estudam e nenhum pai quer que seus filhos sofram na escola”.


Carlos sucesso ainda falou sobre inúmeros requerimento de sua autoria em relação a classe estudantil, e citou várias, inclusive uma escola de informática pro povoado barracão de madeira, relatando que hoje em dia todos precisam estar bem qualificados para o mercado de trabalho, não só os alunos da sede, mas também os do interiores do município.




Ver. Neto

o vereador também foi a tribuna e explicou para os alunos que cada vereador estar empenhado a ajuda-los, assim como a vereadora rosinha, o mesmo também conversou com a Secretaria de Educação, onde a secretaria Nazaré lhe respondeu que a partir da próxima semana estará providenciando resolver todos esses problemas. 

Logo após o vereador finalizou suas palavras dizendo a todos que eles estão de parabéns por estarem atrás de seus direitos, e pede para que os alunos venham sempre que precisar.


Depois dos vereadores foram as vez dos alunos irem a tribuna onde eles reivindicaram seus direitos e denunciaram problemas, gerando assim um debate, onde cada um pôde ser expressar formalmente.  Dentre os alunos foram á tribuna as alunas Suyane e Demykele. O assessor da prefeita francijamison também se pronunciou em relação aos estudantes, falou que todos merecem uma Educação digna e de qualidade, os parabenizou e disse que eles estão corretos em buscar seus direitos e que acredita que esses problemas serão resolvidos. 

Após o debate a sessão foi encerrada.

confira as fotos:
Aluna Suyane

Aluna Demykele

 
Francijamyson






Nenhum comentário:

Postar um comentário